A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE PRATICAGEM PARA O COTIDIANO PORTUÁRIO,
UM ESTUDO DE SUA ATUAÇÃO NO PORTO DE SANTOS
THE IMPORTANCE OF PILOTAGE SERVICE FOR PORT:  A STUDY OF ITS PRACTICE IN PORT OF SANTOS


Tatiana Schmitz de Almeida
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Nadyne Montellanos Mumme
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Daniela Fernanda Chagas Novaes
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande


Palavras-Chave:  Prático.  Serviço de praticagem.  Comandante.




RESUMO

A praticagem é um serviço muito utilizado nos portos e em terminais marítimos, contribui para a segurança da carga e de pessoas, por esse motivo tal serviço é imprescindível. O artigo visa demonstrar a importância do serviço de praticagem para o cotidiano de atracagem e desatracagem de muitos navios no Porto de Santos, bem como um estudo da qualidade no porto de Santos. Existem órgãos reguladores da praticagem que fornecem diretrizes para que as atividades de segurança e operação funcionem adequadamente e de maneira que beneficie as partes envolvidas. Em 2014 surge o centro de monitoramento capaz de promover ainda mais esse serviço através da inovação e tecnologia, considerado entre os mais modernos do mundo localizado em Santos.



Publicado
10/2019


Como citar
LOPES, T. S. A.; MUMME, N. M.; NOVAES, D. F. C. A importância do serviço de praticagem para o cotidiano portuário, um estudo de sua atuação no porto de santos. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 11, p. 84-101, 01 out. 2019.


Edição
Ano 11 -  n. 11 (2019) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line



Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.