ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO TRABALHO INVESTIGATIVO NA APRENDIZAGEM E NO
DESEMPENHO EM MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS TÉRMICAS
A STUDY OF THE INFLUENCE OF INVESTIGATIVE WORK ON LEARNING AND MAINTENANCE PERFORMANCE OF THERMAL MACHINES


Gustavo Coser Monteiro Dias
Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho


Palavras-Chave: Metodologia ativa. Trabalho investigativo. Desempenho. Aprendizagem.





RESUMO

Este trabalho foi realizado com a quarta turma de alunos do curso superior em Tecnologia da Manutenção Industrial, na disciplina de Manutenção de Máquinas Térmicas. Por meio desse texto objetivou-se estudar a influência gerada pela adoção de metodologias ativas na aprendizagem e na avaliação de desempenho dos alunos de ensino superior. A metodologia aplicada consistiu na proposta de elaboração de um trabalho investigativo por parte dos alunos, cujo tema pesquisado exigiu que houvesse uma apresentação, uma vez findado o prazo fornecido. Para avaliar as apresentações foram designadas bancas examinadoras, as quais foram compostas pelos próprios estudantes da disciplina. Como resultado pode-se verificar uma melhora significativa no desempenho e, consequentemente, na aprendizagem tida pelos alunos, em comparação com as duas primeiras turmas que cursaram a disciplina. Concluiu-se que ao incentivar a pesquisa e conceder aos estudantes a responsabilidade por compartilharem conhecimento e por avaliarem os colegas, o empenho nos estudos é intensificado, o que repercute positivamente na aprendizagem e no desempenho.



Publicado
10/2019


Como citar
DIAS, G. C. M. Estudo da influência do trabalho investigativo na aprendizagem e no desempenho em manutenção de máquinas térmicas. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 11, p. 57-66, 01 out. 2019.


Edição
Ano 11 -  n. 11 (2019) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line



Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.