O JORNALISMO E AS NOVAS FORMAS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS DE COMUNICAÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS
JOURNALISM AND THE NEW FORMS OF FINANCING DIGITAL MEDIA COMMUNICATION PROJECTS


Alessandro José Padin Ferreira
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande


Palavras-Chave: Jornalismo. Internet. Empreendedorismo.




RESUMO

A sustentabilidade financeira dos veículos tradicionais de comunicação como jornais impressos, revistas, rádios e TVs está sendo afetada pelas novas plataformas digitais que compartilham conteúdo como: Facebook, Google e Youtube. Esta ruptura tem inspirado iniciativas que trazem novas formas de financiamento de projetos jornalísticos como blogs e sites monetizados, jornalismo colaborativo, aplicativos e marketing de conteúdo. Este artigo relaciona alguns modelos que podem ser considerados sustentáveis neste cenário de mudanças e quais os impactos disso na produção jornalística.



Publicado
10/2019


Como citar
PADIN, F. A. J. O jornalismo e as novas formas de financiamento de projetos de comunicação nas mídias digitais. Revista Processando o Saber.  v. 01, n. 11, p. 21-30, 01 out. 2019.


Edição
Ano 11 -  n. 11 (2019) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.