O POTENCIAL EXPORTADOR DO CINEMA BRASILEIRO:
UMA ANÁLISE DA CADEIA PRODUTIVA DO SETOR
THE EXPORTING POTENTIAL OF THE BRAZILIAN MOVIES:
AN ANALYSIS OF THE SECTOR PRODUCTIVE CHAIN



Linda Catarina Gualda
Faculdade de Tecnologia de Itapetininga

Palavras-Chave: Obra Cinematográfica. Exportação de Bens Culturais. Audiovisual Brasileiro. Balança Comercial. Economia Cultural.  



RESUMO

A crescente utilização de plataformas digitais trouxe a facilidade de comercialização de produtos e serviços no mundo todo. Em relação aos bens culturais, temos hoje a possibilidade de assistir a uma obra cinematográfica de onde quisermos e a qualquer momento, além de adquiri-la e comercializá-la. Uma obra fílmica leva para outros países a identidade nacional de sua produção bem como seus valores culturais, mas faz-se necessário atentar ao processo de produção, distribuição e exibição de determinado conteúdo audiovisual. Sabe-se que a exportação é fundamental para a balança comercial de um país e o setor audiovisual é responsável por parte significativa da pauta comercial de muitos países. No Brasil, esse segmento apresenta um potencial de crescimento acima dos outros setores da economia por estar associado ao entretenimento, campo com alto potencial valorativo. Pensando nisso, este artigo pretende discorrer acerca do funcionamento da cadeia produtiva do setor, da viabilidade das exportações cinematográficas brasileiras, bem como mostrar os principais meios de uma exportação fílmica já acabada. Objetiva-se ainda compreender de que forma o setor cinematográfico brasileiro pode ser alavancado a fim de conquistar o mercado internacional, tornando-se competitivo na pauta de nossas exportações. Destaca-se que para haver equidade entre importação e exportação de bens e serviços audiovisuais é preciso que os produtores brasileiros sejam capazes de produzir e distribuir conteúdo digital para sua integração em cadeia global e também que os consumidores possuam meios eficazes para acessar esse conteúdo.



Publicado
05/2020


Como citar
GUALDA, L. C. O potencial exportador do cinema brasileiro: uma análise da cadeia produtiva do setor. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 12, p. 01-15, 01 maio. 2020.


Edição
Ano 12 -  n. 12 (2020) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.