PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO:
POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS
INNOVATIVE PEDAGOGIC PRACTICES ON THE HIGHER TECHNOLOGIC TEACHING:
POSSIBILITIES OF ARTICULATION AMONG THE COLLEGE SUBJECTS



Marluce Gavião Sacramento Dias
Faculdade de Tecnologia Vitor Civita


Palavras-Chave: Currículo. Interdisciplinaridade. Língua Inglesa; Novas Práticas Pedagógicas 



RESUMO

Tendo em vista a sociedade global e suas características de desenvolvimento tecnológico permanente e a consequente competitividade, as exigências de mercado tornam-se cada vez maiores, demandando profissionais que sejam, além de especializados e competentes, também flexíveis. Para atender a essa demanda, os cursos de ensino superior tecnológico buscam novas concepções organizadoras que permitem a articulação de determinadas disciplinas, como a língua inglesa, dentro de um sistema teórico comum. Este artigo versa sobre estudo de caso que evidencia a flexibilidade oferecida por práticas pedagógicas que envolvem a interdisciplinaridade e que ampliam os domínios das competências e aproximam as disciplinas. A transposição de conhecimentos conduz a uma abertura disciplinar que permite a incursão em novos mundos e propicia a troca e a cooperação entre os saberes. Na aula de língua inglesa, com os textos sendo apresentados em inglês, a interdisciplinaridade se torna ainda mais efetiva, já que é o ensino de uma nova língua associada a diferentes saberes. Uma prática didática na qual se busca a participação mais efetiva do alunado, por meio de seminários e simulação de situações, como a leitura interpretativa de textos, propicia, com a aproximação dos alunos, a troca de experiências e cooperação, minimizando as distâncias não apenas entre as disciplinas, mas entre os próprios alunos. Assim, o ensino da língua estrangeira é otimizado e o alunado entra no mercado profissional melhor preparado para competir e responder às exigências atuais.




Publicado
10/2018


Como citar
DIAS, M. G. S. Práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior tecnológico: possibilidades de articulação entre as disciplinas. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 10, p. 130-140, 01 out. 2018. 


Edição
Ano 10 -  n. 10 (2018) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.