O INTERCÂMBIO COMO DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL
DE COMÉRCIO EXTERIOR
EXCHANGE PROGRAM AS A DIFFERENTIAL ON THE BACKGROUND
OF THE FOREIGN TRADE PROFESSIONAL



Maria Claudia Nunes Delfino 
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Flavia Cristina Passos Santos
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande


Palavras-Chave: Intercâmbio, Comércio exterior, Capacitação.



RESUMO

Nos dias atuais, com a necessidade de informações precisas e rápidas e de profissionais cada vez mais capacitados, impulsionados pela globalização e pela integração dos processos empresariais, uma experiência no exterior torna-se uma grande vantagem competitiva no mercado de trabalho. O intercâmbio traz consigo benefícios que vão além do aprendizado de outro idioma, tornando-se uma bagagem única para cada indivíduo que o pratica. O comércio exterior abrange atividades que demandam profissionais comprometidos e que pretendam manter-se em constante movimento, além das atividades dessa área envolverem outras culturas, idiomas e procedimentos que requerem sempre atualização por parte dos que as executam. Devido a esses fatores, essa pesquisa tem a pretensão de analisar os impactos do intercâmbio na carreira do profissional de comércio exterior e a visão do empregador sobre os profissionais da área que contam com experiência internacional.





Publicado
10/2018


Como citar
DELFINO, M. C. N.; SANTOS, F. C. P. O intercâmbio como diferencial na formação do profissional de comércio exterior. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 10, p. 73-92, 01 out. 2018. 


Edição
Ano 10 -  n. 10 (2018) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.