CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA TRAJETÓRIA DA ECONOMIA DA INOVAÇÃO NO BRASIL: PERCEPÇÕES E CRÍTICA
CHARACTERISTICS FROM THE MANAGEMENT OF KNOWLEDGE ON THE PATH OF INNOVATION ECONOMY IN BRAZIL: PERCEPTIONS AND CRITICISM



Miriam Vidal Correia Franzese 
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-Chave: Ciência e tecnologia. Inovação. Gestão do conhecimento.


RESUMO

O Brasil, especialmente nas duas últimas décadas, parece reconhecer a inovação como um conceito bem mais amplo do que pesquisa e desenvolvimento (P&D) e vem desenvolvendo, de maneira explícita, políticas específicas de ciência e tecnologia (C&T) com o intuito de fomentar o desenvolvimento econômico do país. Este artigo é um esforço em socializar o aprendizado e conhecimento sobre alguns aspectos importantes da economia da inovação para o crescimento da produtividade e competitividade. Ele apresenta percepções e uma reflexão crítica sobre o papel dos atores que compõem um processo de ciência, tecnologia e a inovação para justificar a premência e efetiva integração da empresa brasileira, em especial no que tange a formação de pessoas e geração de novos conhecimentos, tendo como fundamento teórico a abordagem evolucionista, de inspiração schumpeteriana.



Publicado
10/2018



Como citar
FRANZESE, M. V. C. Características da gestão do conhecimento na trajetória da economia da inovação no brasil: percepções e crítica. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 10, p. 35-58, 01 out. 2018.


Edição
Ano 10 -  n. 10 (2018) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.