Editorial
n. 09 (2017)

O Centro Paula Souza, por meio de seu site de notícias, disponibilizou no mês de junho um levantamento sobre a quantidade de revistas científicas publicadas por todas as FATECs do estado. O levantamento observou a periodicidade dos exemplares, Qualis e os tipos de autores. Porém, o artigo deixou de lado métodos de indexação relevantes, e que também buscam divulgação da produção intelectual.
Segundo o estudo, das sessenta e seis FATECs, trinta e cinco já possuem revistas próprias enquanto dezoito estudam a implantação até o final do ano. Isso denota a importante e crescente preocupação com a publicação científica no meio acadêmico em que trabalhamos. 
A equipe da revista Processando o Saber se sente orgulhosa de fazer parte da lista de instituições com revista própria, salientando a importância na manutenção da versão impressa, não somente pela tradição do papel, mas por atingir o tipo de leitor que valoriza e prefere essa mídia. A versão online também tem suas característica particulares, como maior difusão do material além da versatilidade que o arquivo digital oferece.
Iniciamos a apresentação do exemplar desse ano com um trabalho sobre o comércio entre Brasil e a China dos autores Danielle Meirelles de Oliveira e Cristiane Elias de Campos Pinto.
Cinthia Dias Leite e Esmeralda Aparecida de Oliveira publicam uma análise sobre a retenção de talentos da geração Y e uma relação sobre as melhores empresas para iniciar a carreira profissional.

As autoras Tatiana Schmitz de Almeida Lopes e Fernanda Peixoto Coelho, junto com Bruno Issamu Fadario Maeda fazem em seu artigo, uma análise sobre o impacto do investimento estrangeiro no  Brasil.
A publicação da autora Linda Catarina Gualda oferece detalhes inesquecíveis sobre a utilização de recursos audiovisuais na sala de aula.
A Excelência na Qualidade Hospitalar é tema do artigo das autoras Gabriela Rodrigues Ribeiro e Sandra de Oliveira Soares Cardoso.
Antonio Carlos Estender e Débora Barrense de Oliveira nos oferecem um estudo sobre os processos de Supply Chain em seu trabalho de pesquisa e, finalizando esse número, o artigo de Newton Ferreira Silva intitulado “O Leviatã Soviético: Estado Hobbesiano e Autocracia Stalinista na Rússia Revolucionária”, nos mostra características desses dois Estados.
Entregamos o número nove da revista e já iniciamos os preparativos para o número dez, com mais emoção que o símbolo desse número oferece. E como sempre, solicito seu trabalho de pesquisa, para você participar de mais um exemplar da revista Processando o Saber, obrigado a todos os participantes e colaboradores que fazem o projeto funcionar.





 Fábio Pessôa de Sá - Editor