COMÉRCIO INTERNACIONAL ENTRE BRASIL E CHINA: PARCERIA OU CONCORRÊNCIA?


Danielle Meirelles de Oliveira
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Cristiane Elias de Campos Pinto
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-Chave: Comércio Internacional. Brasil. China. Relações Bilaterais.



RESUMO

O comércio internacional é relevante para a economia de qualquer país. Tal ação entre países, gradativamente, tem se tornado mais colaborativa, visando vantagens e benfeitorias para as nações envolvidas. Brasil e China mantêm relações comerciais consideravelmente participativas em suas respectivas economias. De certa forma existe uma interdependência desses países; a China é um comprador potencial de produtos básicos e o Brasil, evidentemente, é um potencial vendedor de tais produtos. Essa correlação faz com que seja questionado ou, ao menos, apontado itens relativos à real participação comercial e econômica de uma nação à outra. O referido artigo explora os potenciais do comércio dos países estudados, salientando os maiores pontos de competitividade de ambos, ressaltando fatores históricos e atuais pertinentes à pesquisa, com objetivo de verificar o perfil das relações sino-brasileiras. Partindo do questionamento se tal comércio é passível a itens de parceria ou concorrência, e posterior a análise realizada, conclui-se que Brasil e China desenvolvem itens de parceria, ou seja, essa relação é de cunho benéfico para ambos, com intuito de crescimento e desenvolvimento.



Publicado
10/2017


Como citar
OLIVEIRA, D. M.; PINTO, C. E. C. Comércio internacional entre brasil e china: parceria ou concorrência? Revista Processando o Saber. v. 01, n. 09, p. 08-26, 01 out. 2017.


Edição
Ano 09 -  n. 09 (2017) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




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