O LEVIATÃ SOVIÉTICO: ESTADO HOBBESIANO E AUTOCRACIA STALINISTA NA RÚSSIA


Newton Ferreira Silva
Instituto Federal de São Paulo (IFSP) 

Palavras-Chave: Estado. Controle. Autocracia. Hobbes. Stalin.



RESUMO

A autocracia comandada por Stalin, na Rússia Soviética pós Revolução de Outubro de 1917, notabilizou-se pelo extremo controle que os órgãos políticos possuíam sobre a maior parte dos habitantes daquele país. Tal controle, que além de físico era igualmente intelectual, engendrou um tipo de Estado que, assim como o Leviatã de Hobbes, tinha poderes absolutos e era quase onipresente. Algumas características comuns pertinentes aos dois Estados – o hobbesiano e o stalinista – serão sucintamente tratadas nas páginas a seguir.



Publicado
10/2017


Como citar
SILVA, N. F. O leviatã soviético: estado hobbesiano e autocracia stalinista na rússia revolucionária. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 09, p. 115-130, 01 out. 2017.


Edição
Ano 09 -  n. 09 (2017) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.