PERCEPÇÕES DOS PROCESSOS DE SUPPLY CHAIN PARA CONTROLE DE INVENTÁRIO


Débora Barrense de Oliveira
Universidade Guarulhos

Antonio Carlos Estender
Universidade Guarulhos

Palavras-Chave: Inventário. Demanda, Processos. Logística. Estoque.



RESUMO

Muitos fabricantes do setor automotivo estão especializando-se dentro de Centros de Distribuição para que consigam um contato mais direto com seus clientes. Verificar como a conscientização sobre os processos de Supply Chain pode impactar no controle de Inventário. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa de estudo de caso e bibliográfica, classificada quanto a sua natureza como qualitativa e exploratória, sendo a coleta de dados realizada através de um questionário destinada aos Planejadores de materiais. Os resultados deram-se através de justificativas viáveis, relacionadas e atribuídas pelo baixo nível de capacidade de armazenagem em relação ao volume de peças já em estoque, cenário que a distribuidora enfrenta atualmente e, também, pela variedade de demanda individual de cada item, o que dificulta o planejamento. As sugestões podem requerer um longo período para atingirem os objetivos e podem contribuir, significativamente, com os volumes e valores de inventário. Ainda podem exigir um forte alinhamento entre os controles e as pessoas envolvidas.



Publicado
10/2017


Como citar
OLIVEIRA, D. B.; ESTENDER, A. C. Percepções dos processos de supply chain para controle de inventário. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 09, p. 97-114, 01 out. 2017.


Edição
Ano 09 -  n. 09 (2017) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.