UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DO INVESTIMENTO DIRETO ESTRANGEIRO
NO DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA


Tatiana Schmitz de Almeida Lopes
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Fernanda Peixoto Coelho
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Bruno Issamu Fadario Maeda
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-Chave: Brasil. Investimento Direto Estrangeiro. Processo de Industrialização.



RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo explicar e analisar como o investimento direto estrangeiro contribui para o desenvolvimento da economia brasileira. Para tanto, em um primeiro momento são discutidos os determinantes teórico-analíticos do IDE e sua relação com o desenvolvimento econômico, fundamentando-se nas teorias tradicionais e nas teorias contemporâneas sobre o tema. Na sequência, descrevem-se, em perspectiva histórica, as principais características do processo de industrialização brasileiro, bem como o cenário atual do país e o comportamento dos fluxos de IDE visto a queda na confiança do investidor estrangeiro devido à falta de transparência e má gestão da principal empresa estatal nacional.



Publicado
10/2017


Como citar
LOPES, T. S. A.; COELHO, F. P.; MAEDA, B. I. F. Uma análise sobre o impacto do investimento direto estrangeiro no desenvolvimento da economia brasileira. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 09, p. 46-67, 01 out. 2017.


Edição
Ano 09 -  n. 09 (2017) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.