Editorial
n. 08 (2016)

Inicío a apresentação deste exemplar da revista com a divulgação de mais um cadastro da revista Processando o Saber em uma plataforma indexadora. Trata-se da REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico), uma plataforma de agregação de conteúdos científicos e acadêmicos, em formato eletrônico, produzidos no âmbito ibero-americano. Para mais informações acesse revistas.redib.org/ e conheça o acervo.
Com esse cadastro aumentamos o número de indexadores para quatro, possibilitando mais divulgação dos artigos aqui publicados, e de todos os exemplares, uma vez que o site da publicação eletrônica da revista que é divulgado. Com ele o Portal de Publicações, que abriga as publicações de todos os exemplares e artigos já publicados em formato eletrônico.
Assim, esperamos aumentar a visibilidade e acessibilidade dos artigos à comunidade científica e acadêmica.
O primeiro artigo desse exemplar é de um conjunto de autores, Ronaldo Câmara Cozza, Angel Felipe Magnossão de Paula, Jorge Thiago de Sousa Lima Wilcken e Cláudio Geraldo Schön, que apresentam um detalhado trabalho científico sobre o efeito que o tempo e outros fatores pode influenciar no desgaste de uma determinada liga de ferro.
A seguir um importante trabalho da autora Açucena Rabadán Ortega, relacionado à língua espanhola, sobre os objetos indiretos sem a presença do clítico dativo.
As autoras Simone Maria Viana Romano e Eloyza Maria S. Benedito Sobrinho explicam em seu artigo os temas Softwares Online e Aprendizagem Colaborativa, utilizando como contexto a educação musical.
O profissional de secretariado é utilizado na contextualização do novo artigo das autoras Esmeralda Aparecida Oliveira e Mariluz Ferreira Bento, que explicam os problemas relacionados a comunicação dentro das organizações
A autora Maria Claudia Nunes Delfino publica nesse exemplar seu excelente trabalho de pesquisa relacionado a linguística de Corpus, e atividades pedagógicas por meio da musicografia dos Beatles
O artigo O Liderar de um Líder: Estudo de Caso de uma Farmácia de Manipulação, São Sebastião – SP, criado pelas autoras Karina Cristiane de Moraes, Marlette Cássia Oliveira Ferreira e Janaina de Abreu Gaspar, demosntra um trabalho sobre liderança na cidade de São Sebastião.
Finalmente o autor Marcelo Pereira de Andrade contribui com uma resenha que nos faz refletir, onde relaciona evasão escolar com a sociedade brasileira.
Meus sinceros agradecimentos não somente aos que contribuíram para a publicação deste exemplar, mas também aos profissionais que de alguma maneira colaboraram para a divulgação e manutenção da revista,
E como sempre, espero contar com seu trabalho de pesquisa publicado em nossa revista, na próxima chamada de artigos.


Um grande abraço!

Fábio Pessôa de Sá - Editor