O LIDERAR DE UM LÍDER: ESTUDO DE CASO DE UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO, SÃO SEBASTIÃO – SP


Karina Cristiane de Moraes
Faculdade de Tecnologia de São Sebastião

Marlette Cássia Oliveira Ferreira
Faculdade de Tecnologia de São Sebastião

Janaina de Abreu Gaspar
Faculdade de Tecnologia de São Sebastião

Palavras-Chave: Modelo de liderança, Características do líder, Equipe. 



RESUMO

Este trabalho tem como tema a percepção da equipe ao analisar as características e o modelo de liderança exercido pelo líder. O objetivo é analisar o modelo de liderança exercido pelo líder, assim como as características percebidas pela equipe de trabalho em que atua. As metodologias empregadas são: a pesquisa bibliográfica e o estudo descritivo em conjunto com o estudo de caso, realizados através da pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados efetivou-se por meio de dois tipos de questionários com perguntas abertas e fechadas, de entrevista com a proprietária e de observação participante na empresa Energética Farmácia de Manipulação, localizada em São Sebastião. O resultado da pesquisa demonstrou, através das características das líderes e percepção da equipe, que o modelo de liderança exercido por elas é a liderança democrática, na qual as líderes participam das atividades desenvolvidas pela equipe e têm uma relação de troca de ideias para chegar a uma decisão. As líderes devem aprimorar seus conhecimentos constantemente, para exercer o poder de talento e obter a capacidade de transformação para moldar a equipe. As organizações devem ter um líder eficaz, pois para obter resultados positivos é necessário que o líder influencie a equipe para alcançar o sucesso empresarial. 



Publicado
10/2016


Como citar
MORAES, K. C.; FERREIRA, M. C. O.; GASPAR, J. A. O liderar de um líder: estudo de caso de uma farmácia de manipulação, São Sebastião – sp. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 08, p. 100-119, 01 out. 2016.


Edição
Ano 08 -  n. 08 (2016) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.