EFEITO DO TEMPO DE ENSAIO E DA CONCENTRAÇÃO DE LAMA ABRASIVA SOB O COMPORTAMENTO AO DESGASTE MICROABRASIVO DE UMA LIGA DE AÇO CONTENDO ALUMINETOS DE FERRO


Ronaldo Câmara Cozza
Faculdade de Tecnologia de Mauá 

Angel Felipe Magnossão de Paula
Centro Universitário da FEI

Jorge Thiago de Sousa Lima Wilcken
Centro Universitário da FEI

Cláudio Geraldo Schön
USP – Universidade de São Paulo
Escola Politécnica

Palavras-Chave: Desgaste Microabrasivo. Intermetálicos. Aluminetos de ferro.




RESUMO

O propósito deste trabalho é pesquisar a influência do tempo de ensaio (t) e da concentração de lama abrasiva (C) sob o comportamento ao desgaste microabrasivo de uma liga de aço contendo aluminetos de ferro. Ensaios “ball-cratering” foram conduzidos sob a liga fabricada Fe-30Al-6Cr (at.%), junto a uma esfera de aço AISI 52100 e lamas abrasivas preparadas com óxido de alumínio (Al2O3) + água. Diferentes condições de ensaio foram estabelecidas e os resultados mostraram que o tempo de ensaio e a concentração da lama abrasiva influenciaram as atuações dos modos de desgaste microabrasivo e o volume de desgaste (V), sendo V proporcional à t e C (V (t,C)).



Publicado
10/2016


Como citar
COZZA, R. C.; PAULA, A. F. M.; WILCKEN, J. T. S. L.; SCHÖN, C. G. Efeito do tempo de ensaio e da concentração de lama abrasiva sob o comportamento ao desgaste microabrasivo de uma liga de aço contendo aluminetos de ferro. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 08, p. 08-29, 01 out. 2016.


Edição
Ano 08 -  n. 08 (2016) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.