Editorial
n. 07 (2015)

Um importante indexador de revistas denominado Latindex (www.latindex.unam.mx), que cobre geograficamente a Espanha, Portugal, América Latina e o Caribe, mantém, desde 2011, o cadastro da revista Processando o Saber. Para isso, a revista passa por avaliações periódicas que nos ajudam a cumprir as metas propostas por essa instituição de ensino superior tecnológico. O cumprimento dessas metas está diretamente ligado à manutenção desse cadastro da revista, o que nos impulsiona a melhorá-la a cada edição.
Uma das características propostas, desde o momento da primeira avaliação no Latindex, foi a participação de membros, professores, pesquisadores e profissionais, externos da instituição no Conselho Editorial, no Expediente ou na autoria dos artigos publicados.
Boa parte dos esforços realizados nesse projeto vem ocorrendo nessa direção e os resultados estão aparecendo. Ou seja, a participação de colaboradores externos oferece maior abrangência geográfica na troca de experiências e, também, maior imparcialidade, ajudando a atingir um dos principais objetivos da publicação: aumentar a visibilidade da revista na área acadêmica por meio de artigos de qualidade, resultando em prestígio para FATEC de Praia Grande e para seus colaboradores, mantendo a qualidade do trabalho de pesquisa desenvolvido nesta unidade.



Nesse exemplar, é apresentado um artigo sobre a criação de um Pólo Tenológico na Baixada Santista, escrito pelos autores João Carlos Gomes e Angéli Aparecida Carreira dos Santos.
A autora Janara de Camargo Matos participa com um importante artigo sobre a avaliação ambiental do rio Mongaguá, por meio de macroinvertebrados bentônicos.
A utilização das redes sociais é abordada de forma inovadora pelas autoras Esmeralda Aparecida de Oliveira e Jéssica Jane Cardoso Ferreira Silva.
Com inúmeras ilustrações, Andrea Garcia Trindade nos mostra uma nova maneira de apresentar a programação de computadores.
Na área de segurança de dados, um provável cenário criptográfico é descrito de forma científica pelo autor Rodrigo Lopes Salgado.
E, finalmente, as autoras Janaína de Abreu Gaspar e Maria do Carmo Cataldi Muterle descrevem, em um estudo de caso, o papel da mulher em uma cooperativa do litoral norte de São Paulo.
Meus agradecimentos a todos os colaboradores que fazem com que a revista ganhe volume a cada ano. Entre eles, os autores que enviaram seus trabalhos de pesquisa, membros do conselho editorial, revisores e todo corpo administrativo da FATEC de Praia Grande.
Peço a todos que preparem seus artigos, pois a data de submissão para o próximo exemplar já está para sair!


Um grande abraço!

Fábio Pessôa de Sá - Editor