ANÁLISE DE PROVÁVEL CENÁRIO CRIPTOGRÁFICO PÓS COMPUTAÇÃO QUÂNTICA: VIABILIDADE QUANTO À SEGURANÇA DOS ALGORITMOS ASSIMÉTRICOS


Rodrigo Lopes Salgado
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande 

Palavras-Chave: Computação quântica. Criptografia. Segurança.




RESUMO

O trabalho apresenta um possível cenário que se instaurará imediatamente após o advento da construção, para utilização em ambiente produtivo, de computadores baseados na arquitetura quântica. Discute-se a segurança dos algoritmos criptográficos assimétricos, baseados na teoria dos números ou em curvas elípticas, perante o alto poder de processamento proporcionado por este novo paradigma computacional. O momento analisado compreende o intervalo de tempo que se dará após a construção, de fato, do computador quântico. Provavelmente, será realizado por alguma superpotência econômica que hoje já investe no desenvolvimento do computador quântico, com custos de pesquisa e manutenção muito elevados para os padrões de países em desenvolvimento, tornando o uso da capacidade de processamento deste computador um excelente ponto forte alavancador de oportunidades.



Publicado
10/2015


Como citar
SALGADO, R. L. Análise de provável cenário criptográfico pós computação quântica: viabilidade quanto à segurança dos algoritmos assimétricos. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 07, p. 80-93, 01 out. 2015.


Edição
Ano 07 -  n. 07 (2015) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.