LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO VISUAL: UMA NOVA FORMA DE APRESENTAR A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES


Andrea Garcia Trindade
ETEC de Praia Grande

Palavras-Chave: Linguagem de programação visual, programação em blocos visuais, Appinventor, Scratch, iniciação a programação.




RESUMO

A iniciação ao desenvolvimento de programação de computadores sempre foi um desafio para professores e alunos. Por meio de novas tecnologias, pessoas que nunca programaram estão conseguindo desenvolver seus aplicativos. Tecnologias baseadas em linguagens de programação visuais, diferentemente das linguagens de programação textuais, os conhecimentos prévios para desenvolvimento são mínimos. Estas linguagens proporcionam desenvolvimento de aplicativos de maneira simples e rápida, procurando despertar o interesse em programação desde o público infantil, alunos de cursos de exatas, com dificuldades em desenvolver raciocínio lógico, até pessoas que não trabalham na área de informática, mas que pretendem desenvolver seus próprios aplicativos.



Publicado
10/2015


Como citar
TRINDADE, A. G. Linguagem de programação visual: uma nova forma de apresentar a programação de computadores Revista Processando o Saber. v. 01, n. 07, p. 65-79, 01 out. 2015.


Edição
Ano 07 -  n. 07 (2015) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.