GESTÃO AMBIENTAL E O DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA: ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS DE ALIMENTAÇÃO E POPULAÇÃO DO CENTRO DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO


Anízio de Souza Leal
Faculdade de Tecnologia de São Sebastião

Janaína de Abreu Gaspar
Faculdade de Tecnologia de São Sebastião

Marlette Cassia Oliveira Ferreira
Faculdade de Tecnologia de São Sebastião

Palavras-Chave: Gestão Ambiental. Marketing Verde. Logística Reversa. Pós consumo do óleo de cozinha.




RESUMO

O trabalho foi desenvolvido com uma visão generalizada do marketing ambiental como um instrumento de diferenciação das empresas no mercado em que atuam. A imagem de empresa ambientalmente correta é um elemento de grande importância porque o comportamento dos consumidores está mudando quanto ao descarte de resíduos no meio ambiente, frente a esta necessidade de atender os clientes com efetividade, as empresas tendem a utilizar esta ferramenta para tornar-se competitiva no mercado. O trabalho tem como objetivo analisar a Logística Reversa de Pós-Consumo de óleo de cozinha empregados pelas empresas alimentícias da cidade de São Sebastião como estratégia de Marketing verde e a importância da Gestão ambiental para a comunidade local. Este estudo se justifica por empregar esta ferramenta para evitar a degradação ambiental de maneira a utilizá-la como incentivo para as empresas que participam de movimentos ambientais, pois além de contribuir com a preservação dos recursos naturais elas podem obter benefícios financeiros e valorização de sua marca no mercado. Esses elementos são  relevantes para uma organização que visa estar à frente de seus concorrentes.



Publicado
10/2014


Como citar
Leal, A. S.; Gaspar, J. A.; Ferreira M. C. O. Gestão ambiental e o descarte do óleo de cozinha: estudo de caso de empresas de alimentação e população do centro da cidade de São Sebastião. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 06, p. 88-110, 01 out. 2014.


Edição
Ano 06 -  n. 06 (2014) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




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