A CONSTRUÇÃO DO ETHOS  NA CARTA DE SUICÍDIO DO EX PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS



Rosana Aparecida Bueno Novais
Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Palavras-Chave: Ethos, condições de produção, enunciado, sujeito. 




RESUMO

A proposta deste artigo é analisar a construção do ethos na carta de suicídio do ex-presidente Getúlio Vargas, as marcas linguísticas do sujeito, as condições de produção em que se desenvolve a ação discursiva que justifique a ação do presidente e a construção de sua imagem como líder e mártir.  Propõe-se ainda, verificar o implícito conotado pelo enunciado, e a junção entre o mesmo e o enunciador.



Publicado
10/2013


Como citar
Novais, R. A. B. A construção do ethos na carta de suicídio do ex-presidente Getúlio Vargas. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 05, p. 93-106, 01 out. 2013.


Edição
Ano 05 -  n. 05 (2013) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.