ANÁLISE DO MODELO DE ENSINO POR COMPETÊNCIAS E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL


Henrique Cesar Nanni
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Sueli Medeiros Nanni
Escola Técnica Estadual de Praia Grande

Palavras-Chave: educação profissional, competências, mercado de trabalho, desenvolvimento Pessoal.




RESUMO

A pesquisa busca analisar se o projeto político pedagógico e curricular com base no modelo de competências adotada pelas escolas técnicas profissionalizantes, estão adequadas às exigências do setor econômico, em relação à formação da mão de obra qualificada. Para analise do estado da arte em que se encontram tais atores, utilizou-se uma pesquisa de campo que mensura a relação dessas competências com a demanda de mercado, a partir de fatores relativos ao seu aprendizado profissional. A metodologia adotada é de natureza exploratória e qualitativa, seguido de estudo de caso com adoção de questionário aos alunos dos cursos técnicos de uma escola estadual na baixada santista. Identificou-se que o modelo de competências adotado nas escolas de ensino profissionalizante, tanto presencial como a distância, atende as novas exigências de perfis profissionais do setor econômico, formando cidadãos, inserindo-os no mercado e melhorando o panorama socioeconômico, contudo, apontou falhas no desenvolvimento da formação pessoal.



Publicado
10/2013


Como citar
Nanni, H. C.; Nanni, S. M. Análise do modelo de ensino por competências e sua relação com a formação profissional. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 05, p. 40-59, 01 out. 2013.




Edição
Ano 05 -  n. 05 (2013) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.