Editorial
n. 04 (2012)

Em 2003, a FATEC de Praia Grande fazia um ano de idade e ao mesmo tempo, a ideia de uma revista tecnológica surgia entre alguns professores. Somado a isso, a persistência do diretor Nilson Duarte da Silva permitiu o lançamento do número 01 da revista Processando o Saber.
Agora, em 2012, a instituição comemora dez anos de existência e, ao mesmo tempo, podemos dizer que a nossa revista acompanhou de perto o crescimento contínuo e organizado dos cursos, funcionários, alunos e professores. Em nome da revista, prestamos uma homenagem à família FATEC: que continue crescendo, proporcionando cada vez mais um ensino de qualidade.
Seguindo o clima de comemoração, gostaríamos de divulgar alguns progressos da revista. Entre eles, a indexação da versão online no sistema Latindex. Esse indexador se apresenta como um sistema de informações de revistas científicas editadas nos países da America Latina, Caribe, Espanha e Portugal; além da divulgação pela internet por todo o planeta. Esse indexador avaliou e apontou vinte e oito metas cumpridas, entre eles, ISSN específico da versão online, menção do corpo editorial, navegação, metaetiquetas, buscadores, etc. E também mencionou oito metas que podem ser cumpridas, por exemplo, a presença de avaliadores e autores externos, periodicidade, entre outros.
Outra novidade é a chegada de novos componentes ao Conselho Editorial, indicados pelos membros atuais, que vale ressaltar, é responsável pela avaliação anônima dos artigos submetidos à revista.
O conselho tem trabalhado para que a avaliação sirva ao autor como uma ferramenta de aprimoramento ao seu artigo, ou em alguns casos, para redirecionar os trabalhos que não atendem as Normas de Publicação dessa revista, ou por outro motivo, para outros meios de publicação que tenham formatos e/ou públicos diferentes. Nossas boas vindas aos professores Dr. Luciano Prates Junqueira e Dr. Oswaldo Massambani, ambos da USP, e o professor Dr. Walfrido Alonso Pippo da PUC São Paulo.


A revista é aberta com o artigo das professoras Viviane Martins Soares e Janara de Camargo Matos, que nos apresenta um estudo de caso na área de Gestão de Reservatórios. Em seguida, a professora Fernanda de Mendonça Macedo escreve um trabalho de destaque na área de biotecnologia no estudo de diferentes meios de cultivo celular. 
Na área de Engenharia de Software, a professora Simone Maria Viana Romano publica um trabalho sobre a gestão de defeitos com testes de softwares.  
Como resultado do seu trabalho de conclusão de curso, o tecnólogo Ronaldo Alves Albuquerque e sua orientadora, a professora Rosemeire Cardoso Vidal, explicam em seu trabalho a adaptação de páginas web para deficientes visuais.
As alunas do curso de Comércio Exterior da FATEC de Praia Grande Débora de Rezende Pereira e Priscila Ferreira Teixeira, sob a orientação do professor João Carlos Gomes, nos trazem um artigo de destaque: Qualificação e Competência na Experiência Portuária de Santos.
Outro destaque para o artigo que discorre sobre o preconceito no mercado de trabalho, escrito pelos professores Janison Nascimento da Silva, Samuel Freitas dos Santos, Antônio Carlos Estender e Fernando Ribeiro dos Santos.
E para encerrar essa edição, uma resenha do professor Marcelo Pereira de Andrade sobre a importância do pensamento humano e a formação tecnológica.
Agradecemos a todos os professores que submeteram seus artigos. Gostaríamos de incentivar que aqueles que não tiveram seus artigos selecionados para essa edição, que atendam as solicitações dos avaliadores, de modo que possamos publicar no próximo número. Sua participação é fundamental para a revista. E como é de praxe, convidar outros autores professores e alunos (desde de tenham a co-autoria de um professor) a enviarem seus artigos para a próxima chamada, ainda nesse semestre.                                               
                                            Fábio Pessôa de Sá - Editor.