ADAPTAÇÕES DE PÁGINAS WEB PARA DEFICIENTES VISUAIS: ANÁLISE DE SITES PARA IDENTIFICAR A NECESSIDADE DAS ADAPTAÇÕES


Ronaldo Alves Albuquerque
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Rosemeire Cardozo Vidal
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-Chave: acessibilidade, desenvolvimento web, deficiência visual.





RESUMO

A internet, meio de comunicação amplamente difundido, favorece hoje diferentes grupos de usuários, inclusive os deficientes visuais. Para que este grupo em especial possa se favorecer desta ferramenta em suas atividades diárias, de forma eficaz, é necessário que haja atenção especial no desenvolvimento da interface das páginas Web. O W3C, órgão que visa normatizar internacionalmente o conteúdo da Web, disponibiliza através da WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), diretrizes que visam orientar o desenvolvedor na tarefa de criar um projeto com os níveis de acessibilidade adequados para conteúdo Web. Essa pesquisa tem por objetivo apresentar a atual situação de acessibilidade de sites comumente utilizados por usuários, visando identificar a utilização dos padrões de acessibilidade do W3C por parte dos desenvolvedores de paginas Web. Para tanto, foi utilizada a ferramenta DaSilva, avaliador em português, baseando nas regras de acessibilidade do WCAG, em 10 sites divididos entre sites de notícias online, instituições de ensino, lojas virtuais, bancos e organizações públicas. Analisando os resultados dos testes, nota-se que o processo de implantação das adaptações para acessibilidade ainda está em fase inicial. Os resultados obtidos mostram que 20% dos sites testados foram desenvolvidos usando as recomendações de acessibilidade da WCAG, o que pode ser considerado razoável, pelo tamanho da amostra, porém pouco satisfatório levando em consideração o universo de sites atualmente disponibilizados na internet. 



Publicado
10/2012


Como citar
ALBUQUERQUE, R. A. A.; VIDAL, R. C. Adaptações de páginas web para deficientes visuais: análise de sites para identificar a necessidade das adaptações. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 04, p. 62-79, 01 out. 2012.

Edição
Ano 04 -  n. 04 (2012) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.