ESTUDO DE DIFERENTES MEIOS DE CULTIVO CELULAR PARA EXPRESSÃO DE GLICOPROTEÍNA RECOMBINANTE HUMANA, EM CÉLULAS DE OVÁRIO DE HAMSTER CHINÊS (CHO)



Fernanda de Mendonça Macedo
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-Chave: Cultivo celular, CHO, Meio de cultivo, TSH, glicoproteínas.




RESUMO

Um cultivo de células eucariota refere-se à manutenção de células removidas a partir de tecido animal ou órgãos, as quais continuam a crescer com adição de fatores de crescimento e nutrientes. As células CHO (Células de Ovário de Hamster Chinês) são muito populares quanto à expressão de glicoproteína recombinante humana. Estas células possuem enzimas de glicosilação que se assemelham àquelas encontradas em linhagens de células humanas. A CHO é uma linhagem aderente passível de adaptação ao crescimento em suspensão e requer meio de cultivo líquido quimicamente complexo e adequado para o seu crescimento. No presente estudo, foi realizado um comparativo de quatro meios de cultivo para células CHO e a expressão da glicoproteína recombinante TSH (Hormônio Estimulante da Tireóide) em dois processos de cultivo, foi analisada.



Publicado
10/2012


Como citar
MACEDO, F. M. Estudo de diferentes meios de cultivo celular para expressão de glicoproteína recombinante humana, em células de ovário de hamster chinês (cho).
Revista Processando o Saber. v. 01, n. 04, p. 26-41, 01 out. 2012.

Edição
Ano 04 -  n. 04 (2012) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.