Editorial
n. 03 (2011)

Chegamos ao número três da revista Processando o Saber da Fatec Praia Grande, acompanhados de inúmeras conquistas, mas também de desafios, entre eles, o de manter a periodicidade da publicação, sem perder a qualidade editorial já conquistada. Para tanto, contamos com uma equipe dedicada e compromissada de professores, que realizaram um trabalho competente e elevaram o nível geral da revista.
Outra importante realização foi a publicação da versão online dos exemplares um e dois no Portal de Publicações da Instituição, e já com ISSN próprio, caracterizando-se, então, como uma revista digital. Somado a isso, iniciamos a inclusão da versão online em alguns sites de indexação, como o Google Acadêmico e o Sumários.org. Desse modo, a versão eletrônica disponibiliza na internet os artigos publicados na versão impressa e amplia as possibilidades de acesso e consulta das pesquisas, tornando-as referências para outros profissionais e acadêmicos de diferentes áreas de atuação.
Ainda assim, há muito o que se fazer. Como por exemplo, atingir os pesquisadores dos cursos de mestrado e doutorado, o que é uma das metas da revista. Espera-se que esta poderá ser conquistada naturalmente, a medida que aumentarmos a divulgação e investirmos na pluralidade de instituições participantes do projeto.
Nos próximos números, nosso esforço será de intensificar o trabalho de divulgação da revista, recebendo artigos de outras instituições e também aumentando a participação dos membros no Conselho Editorial, como aconteceu nessa última edição, que contou com a participação do Profº Gilberto Nakamiti da PUC de Campinas.








O leitor encontrará nas próximas páginas, artigos avaliados, escritos e revisados com seriedade e profissionalismo, resultado da pesquisa de seus autores nas mais diversas áreas como tecnologia, administração, logística, entre outras.
Inicialmente, como editor da revista, gostaria de destacar dois artigos. São eles, os artigos dos Profº Rodrigo Lopes Salgado, Profº César Augusto Franco e do tecnólogo Danilo Borges Oliveira. Ambos são frutos de projetos e pesquisas realizadas na própria Fatec de Praia Grande.
Encontramos também artigos ligados à logística e também sobre o mercado de trabalho no porto de Santos, como dos professores Alexandre Arnaldo Boschi, Julio Cesar Raymundo, Renato Marcio dos Santos e do Profº João Carlos Gomes.
O Prof. Nelson Nascimento Junior contribui com um artigo sobre Web Analytics e os prosumers. E os professores Vandré Felipe de Oliveira Nicolau e Douglas Hamilton Oliveira, participantes do projeto SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) do Centro Paula Souza, trazem um artigo interessante sobre a ferramenta GENEXUS. E, finalmente, a Profª Simone Maria Viana Romano, no seu artigo sobre a Linguagem Church, que apresenta uma provável revolução nas linguagens de programação próprias para a área de Inteligência Artificial.
Um muito obrigado a equipe e a todos que participaram de alguma forma dessa edição.

 

 

                                                      Fábio Pessôa de Sá - Editor.