ANÁLISE DE DESEMPENHO DE RENDER FARM BASEADA EM LOKI RENDER


Rodrigo Lopes Salgado
IPEN-USP - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Janara de Camargo Matos
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-Chave: render farm, renderização, cluster, Loki Render, Blender 3D, computação distribuída.




RESUMO

O presente trabalho apresenta um estudo de desempenho de uma render farm baseada na ferramenta de distribuição de processamento gráfico Loki Render. A princípio é apresentada a conceitualização teórica de computação distribuída, visto que a ferramenta estudada se apoia nesta arquitetura. Em um segundo momento o trabalho lista as ferramentas envolvidas neste processo, tanto a ferramenta principal quanto as pré-requeridas por ela e demonstra os dados dos diversos testes de desempenho realizados na render farm já implementada. Por fim há uma ponderação dos dados colhidos demonstrando pontos fortes e fracos da arquitetura e da ferramenta, de forma que possa contribuir para futuros estudos sobre a viabilidade de implantação de um cluster de renderização.



Publicado
10/2011


Como citar
SALGADO, R. L. Análise de desempenho de render farm baseada em loki render. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 03, p. 100-118, 01 out. 2011.

Edição
Ano 03 -  n. 03 (2011) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.