COMUNICAÇÃO SMTP EM APLICAÇÕES GENEXUS – UM COMPARATIVO ENTRE A LINGUAGEM NATIVA E A NÃO NATIVA


Vandré Felipe de Oliveira Nicolau
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Douglas Hamilton Oliveira
Faculdade de Tecnologia de Americana

Palavras-Chave: SMTP, correio eletrônico, e-mail, GENEXUS.




RESUMO

O artigo visa demonstrar a comunicação de aplicações GENEXUS com servidores de e-mails utilizando o protocolo SMPT que é responsável pelo envio de mensagens de correio eletrônico, para isso serão comentados duas formas de envio: a forma nativa do GENEXUS com a utilização de variáveis que, na verdade, são objetos instanciados de classes especificas do GENEXUS que tratam do protocolo SMTP e a outra forma usando linguagem externa não nativa que, no caso, será a linguagem da Microsoft C#.NET no framework 3.5. Para tanto, o artigo desenvolve um estudo de caso onde uma solução Genexus com recursos de envio de mensagens aplicado em um ERP acadêmico sofreu uma atualização sendo necessária a introdução de um web service que passou a gerenciar exclusivamente os processos de envio de mensagens.



Publicado
10/2011


Como citar
NICOLAU, V. F. O.; OLIVEIRA, D. H. Comunicação smtp em aplicações genexus – um comparativo entre a linguagem nativa e a não nativa. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 03, p. 82-99, 01 out. 2011.

Edição
Ano 03 -  n. 03 (2011) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.