CADEIAS DE SUPRIMENTOS LEAGILE: MODELANDO O NOVO PARADIGMA


Alexandre Arnaldo Boschi
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Julio Cesar Raymundo
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Renato Marcio dos Santos
UNIP, Universidade Paulista

Palavras-Chave: supply chain, lean, agile, leagile




RESUMO

A economia global e a crescente demanda têm pressionado as empresas a encontrar novas maneiras de adquirir vantagens competitivas para poder responder às demandas dos clientes. De um modo geral, a concorrência não pode ser definida como algo entre empresas, mas entre as cadeias de fornecimento ou redes de empresas. O paradigma envolvendo manufatura enxuta e ágil ganhou significado forte nos negócios e vem desempenhando um papel fundamental nas atividades das empresas que compõem as cadeias de abastecimento. A combinação dessas duas definições (lean e ágil = leagile) cria uma nova forma de gestão. O modelo leagile permite que as empresas e redes moldem um perfil adequado para enfrentar com sucesso a volatilidade dos mercados e a luta pela obtenção das vantagens competitivas. O uso dessa nova forma de gestão é particularmente importante nos casos de empresas/cadeias que exploram os mercados em termos de custo, qualidade, tempo de resposta e nível de serviço onde o cliente procura a melhor capacidade de resposta para atendimento às suas demandas. Este trabalho tem como objetivo apresentar e propor o processo de construção do perfil de uma cadeia de suprimentos leagile.



Publicado
10/2011


Como citar
BOSCHI, A. A.; RAYMUNDO, J. C.; SANTOS, R. M. Cadeias de suprimentos leagile: modelando o novo paradigma. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 03, p. 38-59, 01 out. 2011.

Edição
Ano 03 -  n. 03 (2011) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.