Editorial
n. 02 (2010)

A FATEC de Praia Grande traz com muito orgulho o segundo número da sua Revista Científica “Processando o Saber”.
Os artigos e resenhas informativas que foram elaborados e que estão reunidos nesta edição, apesar da diversidade dos temas tratados, têm um ponto em comum: caracterizam as pesquisas desenvolvidas por professores da instituição, com a intenção de realçar o compromisso de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural academicamente.
Mantendo o objetivo de ser em uma revista crítica e ampla, destina-se a divulgar textos produzidos pelo corpo docente da instituição, sendo que estes se referem a assuntos relacionados às disciplinas ministradas pelos mesmos e ou de alguma relevância acadêmica pertinente. Há temas atuais abordados através de uma postura investigativa, voltada para as diferentes formas de conhecimento específico. O desenvolvimento social, político e econômico da sociedade ocorre com o progresso e a utilidade dos avanços científicos e tecnológicos alcançados com o passar do tempo e, deste modo, são propostos os artigos e as resenhas mostrados neste número  nos estudos dos textos que seguem.
O primeiro texto, um artigo da professora Alzira Jacob, intitulado A Realidade Educacional no Contexto do Desenvolvimento Tecnológico, demonstra os efeitos que o desenvolvimento tecnológico tem sobre o processo educacional e a importância da adequação desses processos à nova realidade global.
O segundo artigo, da professora Cybelle Croce Rocha, O Autor e o Texto segundo Stanley Fish e Michel Foucault, a relação entre o texto e o autor é mostrada através das teorias dos autores citados acima. É preciso entender a forma como o texto pode ser interpretado pelo leitor, e se a imagem e o nome do autor são realmente relevantes, ou se o leitor cria sua prórpia imagem de como gostaria que o autor fosse. Através desta leitura, o leitor em questão pode tirar suas próprias conclusões do tema proposto.
Sob o título Uma Conceituação Didática sobre Orientação a Objetos, o professor Davi Reis, apresentou, neste terceiro artigo, o conceito do paradigma da Orientação a Objetos, no levantamento de requisitos, até o final da fase de programação, ou codificação, passando pela análise e modelagem dos dados e atualmente sendo encontrado na persistência dos dados, sejam estes inseridos ou processados, que é o banco de dados.
No quarto artigo, denominado Tipos de Sistemas de Raciocínio Baseado em Casos e suas aplicações na área de Help-Desk, o professor Fábio Pessôa de Sá apresenta as abordagens mais atuais da técnica de Inteligência Artificial, Raciocínio Baseado em Casos e sua utilização no domínio de Help-Desk.
No quinto texto de Fernando Santos et al., denominado A Gestão do Conhecimento no Processo de Integração Organizacional: o Caso da Votorantim Cimentos, é apresentado que a gestão do conhecimento é uma ferramenta a mais no fator de sucesso e diferencial competitivo das organizações.Também é destacado que o capital intelectual ou o conhecimento é qualquer coisa valorizada pela organização contida nas pessoas, ou seja, derivada de processos, de sistemas e da cultura organizacional, com conhecimento e habilidades individuais, normas e valores, base de dados, metodologias, software, licenças, marcas e segredos comerciais.
No sexto artigo, o professor Nilson Carlos Duarte da Silva apresenta uma reflexão sobre a Trajetória das Políticas Científicas adotadas no Brasil, suas estruturas e órgãos responsáveis por implementar o planejamento das políticas científicas e tecnológicas tendo como referência o Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010.
No sétimo artigo, a professora Viviam E. S. Nascimento mostra, em seu artigo A Nova Economia Institucional: sua Abordagem e Aplicabilidade na Pesquisa Empírica, a essência dos pressupostos teóricos da Nova Economia Institucional como ferramental relevante na aplicação de pesquisas empíricas pertinentes ao estudo das organizações e sua transações.
O professor Marcelo P. de Andrade, em sua resenha informativa intitulada Para Ler o Manifesto, decorre sobre a história das idéias. O manifesto é de 1848 e é considerado hoje uma espécie de almanaque infanto-juvenil. Ler Marx hoje desfrutam do universo da múltipla tolerância e afirmam que há lugares para todos nos centros de produção de teses e saberes.
A professora Cybelle Croce Rocha e o professor Vandré F. O. Nicolau, retratam, na resenha informativa A Relevância dos trabalhos de Conclusão de Curso,  a importância do trabalho de conclusão de curso proporcionando ao formando um contato, mesmo que pequeno, com um trabalho acadêmico que garanta a adequação entre a mensagem que ele deseja transmitir e seu conhecimento técnico baseado em teorias aprendidas em classe.
Espera-se que a leitura dos textos aqui apresentados possa ser uma atividade emocionante, produtiva e determinante para a reflexão sobre os assuntos levantados. Se faz necessário agradecer aqui a todos aqueles que contribuíram para a realização deste segundo número, esperando continuar ainda muito mais vezes a realizar esta empreitada de pesquisas e estudos tecnológicos que engrandecem tanto o nosso processo de saber.
 

Cybelle Croce Rocha
Membro do Conselho Editorial