A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ORGANIZACIONAL: O CASO DA VOTORANTIM CIMENTOS


Fernando Ribeiro Santos
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Antonio Carlos Estender
UNISANTOS – Universidade Católica de Santos 

Helio Fonseca
POLI-USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Sérgio Ulisses Lage da Fonseca
UNISANTOS – Universidade Católica de Santos 


Palavras-Chave: Gestão do conhecimento, Capital intelectual, Informações.




RESUMO

A gestão do conhecimento é uma ferramenta a mais no fator de sucesso e diferencial competitivo das organizações. Conforme Bukowitz (2002), a gestão do conhecimento é o processo pelo qual a organização gera riqueza (ou valor), a partir do seu conhecimento ou capital intelectual. Bukowitz (2002) também destaca que o capital intelectual ou conhecimento é qualquer coisa valorizada pela organização que esteja contida nas pessoas, ou seja, derivada de processos, de sistemas e da cultura organizacional – conhecimento e habilidades individuais, normas e valores, base de dados, metodologias, softwares, know-how, licenças, marcas e segredos comerciais. O presente trabalho aborda o desenvolvimento, implantação e controle da gestão do conhecimento na Holding Votorantim Cimentos, com a obtenção de resultados expressivos na organização. O projeto abrange a criação de um sistema que aborda comunidades de prática, um repositório eletrônico de informações, uma área de ensino a distância e um módulo relativo a pessoas em que deverão ser inseridos os currículos de cada participante, bem como suas competências. A criação deste sistema tem o enfoque da Gestão do Conhecimento. 



Publicado
10/2010


Como citar
SANTOS, F. R.; ESTENDER, A. C.; FONSECA, H.; SÉRGIO ULISSES LAGE DA FONSECA, S. U. L. F. A gestão do conhecimento no processo de integração organizacional: o caso da votorantim cimentos. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 02, p. 53-76, 01 out. 2010.


Edição
Ano 02 -  n. 02 (2010) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.