UMA CONCEITUAÇÃO DIDÁTICA SOBRE ORIENTAÇÃO A OBJETOS


Davi Silvestre Moreira dos Reis
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-Chave: Orientação a Objetos, Polimorfismo, Herança, Encapsulamento.




RESUMO

Este breve artigo predispõe-se a apresentar, de forma clara e sucinta, o conceito do paradigma da Orientação a Objetos, em voga atualmente em todas as etapas do desenvolvimento de um sistema, desde seu início, no levantamento de requisitos, até o final da fase de programação – ou codificação –, quando é enfatizado, passando pela análise e modelagem dos dados e atualmente sendo encontrado, inclusive, na própria persistência dos dados, sejam estes inseridos ou processados, que é o banco de dados. Este pequeno ensaio objetivará apresentar aos iniciantes em programação, e aos desconhecedores da Orientação a Objetos, uma abordagem didática e simples, visando facilitar a compreensão e o aprendizado desta metodologia de desenvolvimento tão solidificada e difundida nos dias de hoje.



Publicado
10/2010


Como citar
REIS, D. S. M. Uma conceituação didática sobre orientação a objetos. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 02, p. 31-42, 01 out. 2010.


Edição
Ano 02 -  n. 02 (2010) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.