Editorial
n. 01 (2003)

A FATEC Baixada Santista – Extensão Praia Grande traz com muita honra seu primeiro número da sua Revista “Processando o Saber”.
Os artigos e a resenha informativa reunidos nesta edição, apesar da diversidade dos assuntos tratados, têm um traço comum: caracterizam as linhas de pesquisa desenvolvidas por professores da instituição, com a intenção de cumprir o compromisso de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural a quem possa interessar.
Mantendo o objetivo de constituir-se em uma revista crítica e plural, destina-se a divulgar textos produzidos pelo corpo docente, referentes a assuntos relacionados às disciplinas ministradas pelos mesmos e ou de interesse acadêmico. Representam temas dinâmicos e motivadores, abordados através de uma postura investigativa, voltada para as inúmeras possibilidades de conhecimento. O desenvolvimento social, político e econômico da sociedade passa, sem dúvida, pelo progresso da ciência e a utilidade dos avanços científicos e tecnológicos alcançados depende das finalidades propostas por nós mesmos.
O primeiro texto, um artigo da professora Alzira Venâncio Jacob, intitulado Necessidades e atributos da leitura na concepção de professores e alunos, tem o objetivo de investigar as necessidades e os atributos da leitura na concepção de professores e alunos de uma unidade escolar particular e de uma pública, refletindo, também, o distanciamento entre professores e alunos, em relação às exigências de competências de leitura.
No segundo texto, denominado O ensino da linguagem convencional na língua inglesa enfocando o uso de colocações, a professora Cybelle Croce Rocha apresenta um artigo em que estuda a linguagem convencional e suas diversas formas estruturais, enfatizando o uso das colocações. Seu objetivo é conscientizar os leitores da necessidade deste aprendizado tendo o inglês como língua estrangeira.
O artigo do professor Fábio Pessoa de Sá, em co-autoria com Gilberto Nakamiti, Raciocínio baseado em casos – uma visão geral e métricas de similaridade, trata do raciocínio baseado em casos, criando sistemas para diferentes domínios e possibilidades de sistemas integrados com outras abordagens., são apresentados também alguns modelos de métricas mais utilizados e aplicações e tendências dessa área.
O professor Nilson Carlos Duarte da Silva, em seu artigo, Valorização da formação da cultura empreendedora dentro da universidade: estudo de caso: UFSC, faz uma análise da valorização da formação da cultura empreendedora na UFSC com o objetivo de buscar respostas que possam esclarecer o estado da arte no ensino do empreendendorismo em instituições de ensino superior no Brasil.
Sob o título O uso estratégico da arbitragem na administração das pequenas empresas no contexto da Baixada Santista, a professora Viviam Ester de S. Nascimento fez um ensaio que buscou investigar as inúmeras estratégias usadas para potencializar os resultados das empresas de pequeno porte, com base na lei sobre arbitragem que abriu novos caminhos para dirimir conflitos de maneira rápida e eficaz. Buscou-se, também, mensurar o panorama da realidade mercadológica da cidade de Santos, como indicador sobre essa problemática.
O professor Marcelo P. de Andrade, em sua resenha informativa intitulada Algumas observações sobre a idéia da Inovação Tecnológica conceitua técnica e as implicações dos argumentos para as definições tornando clara a importância desta na história da humanidade.
Espera-se que a leitura dos textos aqui apresentados possa ser uma atividade excitante, questionadora e produtiva para a reflexão sobre os assuntos levantados. Agradecemos a todos aqueles que tornaram possível a realização deste nosso primeiro número, esperando continuar ainda muito mais vezes a realizar esta empreitada.


Conselho Editorial