O USO ESTRATÉGICO DA ARBITRAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS NO CONTEXTO DA BAIXADA SANTISTA


Viviam Ester de Souza Nascimento
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Tereza Maria Cândido Lemes Benavent
Centro Universitário Monte Serrat

Palavras-Chave: Arbitragem, Cláusula Compromissória, Litígio, Estratégia




RESUMO

Este trabalho é um ensaio que buscou investigar se dentro das inúmeras estratégias  usadas para potencializar os resultados das empresas de pequeno porte, está contemplada a inclusão da cláusula compromissória nos contratos comerciais e sociais que, após a última alteração da Lei nº 9.307 de 23/09/1996 sobre Arbitragem, abriu novos  caminhos para  dirimir conflitos de maneira rápida e eficaz. Tais caminhos devem ser de interesse do pequeno empresário, pois os processos litigiosos são caracterizados pelo alto custo e pela lentidão atrelada à burocracia brasileira. Os conflitos gerados por desacordos contratuais, se não resolvidos em curto prazo, comprometem a funcionalidade da administração estratégica da empresa que, mesmo sendo de pequeno porte, necessita estabelecer objetivos e metas que proporcionem linhas de trabalho e atuação. Por intermédio de um estudo do nível de conhecimento sobre arbitragem e da utilização da cláusula compromissória pelos profissionais da área administrativa em geral, junto à sua clientela de pequenas empresas, buscou-se mensurar o panorama da realidade mercadológica da cidade de Santos, como indicador dessa problemática.



Publicado
10/2003


Como citar
NASCIMENTO, V. E. S.; BENAVENT, T. M. C. L. O uso estratégico da arbitragem na administração das pequenas empresas no contexto da baixada santista. Revista Processando o Saber. v. 01, n. 01, p. 91-108, 01 out. 2003.


Edição
Ano 01 - n. 01 (2003) 
Revista Processando o Saber
ISSN 2179-5150 - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Processando o Saber. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à Revista Processando o Saber pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.